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segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Os 10 Pontos Chave para o Design de Embalagem

A metodologia que apresentamos a seguir, foi desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de treze anos de trabalho intensivo dedicados ao design de embalagem e ao ensino desta disciplina.

O objetivo desta metodologia é organizar e instrumentalizar uma seqüência de atividades que permitam que o design da embalagem se faça de forma consciente, levando em consideração todos os aspectos importantes do projeto e respondendo de forma positiva e consistente aos objetivos fixados para o produto que deve ser embalado.

Nós aprendemos com a experiência dos anos e o convivio profissional com especialistas de várias áreas com quem tivemos a oportunidade de trabalhar, que o bom design de embalagem está fundamentado em 10 pontos chave e desenvolvemos uma metodologia de trabalho para garantir que estes pontos sejam atendidos no projeto.

Com a aplicação sistemática desta metodologia, temos alcançado resultados excelentes e ao colocá-la em prática com os alunos do curso ficou claro que, atendendo corretamente as premissas básicas do método, pessoas com graus de qualificação muito diferentes, conseguem alcançar resultados surpreendentes.

Quem vai desenhar embalagens ou tem de alguma forma responsabilidade ou participação neste processo, precisa saber que para se alcançar um bom resultado final é necessário atender aos 10 pontos chave que são:

1-    Conhecer o produto

A embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Não podemos desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Assim, as características, a composição do produto, seus diferenciais de qualidade e principais atributos, incluindo seu processo de fabricação precisam ser compreendidos.

Uma visita à fábrica é necessária e recomendada. A história do produto, o material de divulgação, anúncios, pesquisas de embalagens antigas, tudo isso precisa ser levantado.

Quanto mais e melhor conhecermos o produto, maior será a chance do nosso trabalho vir a ser uma verdadeira expressão de seu conteúdo. Sem isso, ocorre e vemos com muita freqüência no mercado, embalagens de fachada semelhantes às coisinhas dos filmes de bang bang.

2-  Conhecer o consumidor  

Saber quem compra e utiliza o produto é fundamental para estabelecer um processo de comunicação efetiva através da embalagem.

As características deste consumidor, seus hábitos e atitudes em relação ao produto e principalmente a motivação que o leva a consumí-lo são um ponto chave a ser conhecido pelo designer e pelos profissionais responsáveis pelo projeto que devem procurar compreender porque este consumidor compraria o produto.

O conhecimento do consumidor é tão importante que projetos de grande responsabilidade devem contar sempre com o apoio de pesquisas especializadas em avaliar a relação deste consumidor com a embalagem.

3- Conhecer o mercado

O mercado onde o produto participa tem suas características próprias. Tem história, dimensões e perspectivas.

É um cenário concreto que precisa ser conhecido, estudado e analisado para que o design da embalagem não seja um salto no escuro.

O fabricante do produto deve fornecer as informações que dispuser sobre o mercado ou buscá-la nas fontes de pesquisa para subsidiar o projeto de design.

4- Conhecer a concorrência

Por melhor e mais bonito que seja o design, de nada ele adiantará ao produto se não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de vendas.

Conhecer “in loco” o local e as condições em que se dará a competição é fundamental para o design de embalagem.

Estudar o ponto de venda, cada um dos concorrentes, analisar a linguagem visual da categoria e compreendê-la é uma das chaves para a realizaçnao de projetos de sucesso.

O estudo de campo deve ser realizado com critério e dedicação pelo designer.

5- Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenhada

A linha de produção e de embalamento, a estrutura dos materiais utilizados, as técnicas de impressão e decoração, o fechamento e a abertura, os desenhos ou plantas técnicas da embalagem a ser desenhada, precisam ser conhecidos meticulosamente. Tanto para se obter o máximo dos recursos disponíveis como para evitar erros que podem prejudicar o projeto.

Visita a linha de embalamento e contato com os fabricantes da embalagem são fundamentais para a qualidade final do trabalho.

6- Conhecer os objetivos mercadológicos


Saber porque estamos desenhando uma embalagem e o que estamos buscando com o projeto é outro ponto chave que precisa estar bem claro.

Os objetivos de marketing, a participação de mercado, o papel da embalagem no mix de comunicação e as diretrizes comerciais do projeto, precisam ser conhecidas para estabelecer os parâmetros que nortearão o projeto e deverão ser atendidos pelo design final apresentado.

É preciso ter uma meta a ser buscada para poder avaliar os resultados alcançados.

7- Ter uma estratégia para o design

Todos os itens anteriores, uma vez compreendidos precisam ser organizados e transformados numa diretriz de design com uma estratégia clara e consciente.

Antes de desenhar é preciso pensar.

A função da estratégia na metodologia é fazer com que as premissas básicas do projeto sejam equacionadas e indiquem uma direção a ser seguida no processo de design para responder aos objetivos traçados.

Este é o ponto central da nossa metodologia, pois de nada adianta todo o esforço empreendido no projeto se o resultado final não for competitivo.

Posicionar visualmente o produto de forma a obter a vantagem competitiva no ponto de venda é o melhor que um projeto de design de embalagem pode alcançar e a estratégia de design deve sempre buscar este objetivo.

8- Desenhar de forma consciente

Para atender as premissas estabelecidas e os objetivos mercadológicos do projeto, é preciso que o trabalho de design seja realizado de forma consciente e metódica e não baseado puramente no impulso criativo.

A criatividade é necessária e desejável, mas precisa ser exercida em favor dos objetivos estratégicos do projeto.

O designer deve aproveitar cada oportunidade para evoluir e por isso precisa empenhar-se de verdade em cada projeto buscando superar o que jea fez no passado.

Cada projeto deve ser tratado com cuidado e dedicação para ser um ponto forte do produto que nos foi confiado.

9- Trabalhar integrado com a indústria

Conhecer a indústria que vai produzir a embalagem é uma das premissas básicas para o sucesso do projeto. Muitos problemas que normalmente ocorrem em projetos de embalagem snao evitados com esta providência simples. Porém, o grande benefício do projeto integrado é a possibilidade de se encontrar melhores soluções, pois é através da indústria que as novas tecnologias chegam aos designers.

O trabalho integrado do designer com a indústria permite a embalagem final se beneficiar da experiência e das melhores soluções tecnológicas em benefício do cliente.

10- Fazer a revisão final do projeto 


Quando a embalagem final chega ao mercado, o designer e o cliente devem fazer uma visita a campo para avaliar o resultado final e propor eventuais melhorias ou ajustes que possam ser incorporados às novas produções e reimpressões.

Só no ponto de venda, em condições reais de competição é que podemos avaliar o resultado final alcançado. Ao fazermos isso, estaremos evoluindo nosso trabalho e evitando pequenas falhas no futuro.
Por: Fabio Mestriner
Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
Coordenador do Curso Comitê de estudos Estratégicos da ABRE
Autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e
Gestão Estratégica de Embalagem

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