terça-feira, 14 de junho de 2011

Dicionario de Publicitês

A


AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na área de pesquisa.

ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.

APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda.

ATINGIMENTO - 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2.Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.

AVALIAÇÃO - Na área de mídia, tanto pode ser o trabalho inicial de análise do que as marcas concorrentes estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação entre os objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados.

B

BACK PROJECTION - Técnica de cinema que consiste em projetar por trás de uma cena outra imagem já existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa falando em um estúdio com imagens de uma paisagem correndo por trás.

BENDAY - Aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em percentagens de 5 a 95%.

BRIFAR - Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.

BROMURO - Cópia fotográfica em preto-e-branco de cromo ampliado para ser colada no paste-up e indicar a ampliação necessária e os cortes corretos a serem feitos no fotolito ou rotofilme. (Ver Fotolito, Paste-up e Rotofilme)

BUDGET - Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período de tipo, incluindo produção e mídia.

C

CARTAZETE - Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda (supermercados, 
bares, lojas, etc.).

CICLO DE VIDA - Termo utilizado para definir os períodos da vida de um produto, que começa com seu lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação, declínio e - muitas vezes -

COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a montagem ou edição.

CROMO - Fotografia em cores em positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.

CUSTO DO TARGET - Custo (bruto, líquido, por GRP ou por mil) para atingir o target ou público-alvo de uma campanha. (Ver definições anteriores de Custo, bem como Público-Alvo e Target).

D

DAY-AFTER-RECALL - Tipo de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall obtido junto ao target.

DEADLINE - Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.

DIFERENCIAL - Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua.

DTP - Desk Top Publishing, ou editoração eletrônica. Sistema, processo e equipamento informatizado capaz de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no computador, com o resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do trabalho em papel, fotolito ou disquete - para se enviado aos fornecedores de fotolito.

DTPrint - Desk Top Printer. Sistema, processo e equipamento de DTR de maior potência recursos, capaz de produzir tanto artes-finais e fotolitos acabados como de controlar diretamente a operação de máquinas de impresssão, enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos.

E

EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica gravado como lembrança/percepção nas pessoas de uma peça ou campanha de propaganda

ENCALHE - Diferença entre a circulação e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e distribuidores às editoras.

ESCALA DE CORES - Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.

EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os materiais. 2. Na criação, a tarefa de dar forma física às mensagens.

EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária.

F

FAIXA DE GÔNDOLA - Tipo de faixa específica para gôndolas de supermercados.

FEE 1. Importância paga por uma tarefa ou período pelo cliente à agência, produtora ou empresa especializada pela prestação de seus serviços. 2. Importância paga por qualquer empresa a um profissional, por tarefa ou período.

FOLLOW UP - Seqüência, em inglês. Ação de acompanhar a execução de um plano de comunicação ou de mídia ou a produção de qualquer peça publicitária.

FOTOGRAVURA - Em artes gráficas, matriz em metal ou plástico de uma fotografia ou ilustração. Técnica em desuso, pois foi substituída pelo fotolito ou rotofilme.

FREE-LANCE - 1. Trabalho realizado de forma temporária, sem vínculos empregatícios. 2.Ato de fazer trabalho free-lancer. 3. Profissional que trabalha no regime de free-lancer.

G

GIMMICK - Truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção

GOODWILL - Boa-vontade, em inglês. Geraçào de boa-vontade para com empresas e marcas através da propaganda, RP e eventos promocionais.

GRIFO - O mesmo que itálico.

GRP - Abreviação de Gross Rating Point. 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP eqüivale a 1% de audiência). O mesmo que audiência bruta.

GRUPO DE MÍDIA - Entidade que reúne os profissionais de mídia das agências. O principal é o de São Paulo.

H

HEAVY USER - Consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.

HARD SELL - Venda pesada, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.

HELIOGRÁFICA - Tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em preto-e-branco.

HOUSE AGENCY - Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante, que trabalha para seu propietário e - eventualmente - para outros clientes.

HOUSE ORGAN - Qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores, varejistas ou mercado em geral. 

I


IAA - International Advertising Association (Associação Internacional de Publicidade) - entidade que reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para defender a liberdade da propaganda e para desenvolvê-la enquanto técnica e atividade econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais em 49 países do mundo, inclusive no Brasil.


INCENTIVO - Ferramenta de comunicação utilizada para motivar o público interno (empregados) e intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) a cumprir determinados objetivos definidos pela empresa.


INSERÇÃO - 1. Anúncio ou comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.


INSTITUTO - Em pesquisa, empresa especializada na realização de pesquisas.


VC - Instituto Verificador de Circulação - entidade mantida por anunciantes, agências e veículos ara auditar, de forma independente, a tiragem e circulação de jornais e revistas. 


J


JANELA - 1. Espaço em branco deixado em um anúncio para posterior encaixe da mensagem específica, muito usado na propaganda cooperada entre indús-tria e varejo. 2.Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras locais quando das transmissões em rede. 


JINGLE - Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se canta os benefícios da marca.


JOB 1. Nome de todos os trabalhos específicos feitos para um cliente que se atende de forma permanente. 2. Trabalho feito par
a um anunciante do qual a agência não tem a conta.


K


KINESCOPIA - Processo que transfere material gravado em videoteipe para filme.


KINESCÓPIO - Aparelho que realiza a kinescopia. 


L


LAYOUTMAN - Profissional que faz lay-outs, diagramador. 


LIGHT USER - Consumidor leve, em inglês. O contrário de heavy user, ou seja, o consumidor moderado ou pequeno de um produto.


LOCUÇÃO EM OFF - Texto de comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena.


LOGOMARCA - Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo.


LOGOTIPO - Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa.


M


MAILING LIST - Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto.


MANCHA - Ilustração em rough, feita para dar uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada.


MIOLO - Parte interna de um jornal, revista ou folheto.


MONTAGEM - Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e seqüências dos filmes.


MULTIMÍDIA - 1. Mensagem que utiliza mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador). 2. Sinônimo de mídia mix.


N


NET - Sigla utilizada para definir um comercial exibido em rede nacional de televisão, geralmente com transmissão via satélite.


NETWORK - Rede nacional de televisão.


NEWSLETTER - Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.


NEWSMATTE - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo. Ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo gravada em estúdio. É uma evolução do chroma-key.


NTSC - Padrão norte-americano de televisão em cores.


O


OFF-SET - Técnica de impressão que utiliza máquinas planas, nas quais o papel entra em folhas e é impresso pela passagem de um cilindro (no que está gravada a mensagem) sobre ele.


ORIGINAL - Em produção, arte-final ou cromo encaminhada - junto como o paste-up - para se fazer os fotolitos e rotofilmes. 


OTIMIZAÇÃO - Técnica empregada para selecionar as melhores alternativas de um plano de mídia, através do processo de avaliação e simulação.


OUTDOOR - 1. Tipo de cartaz publicitário de grandes proporções, de tamanho padronizado. 2. Meio de comunicação publicitária.


OVERLAY - Folha de papel transparente (geralmente vegetal) sobreposta ao paste-up ou arte-final contendo informações de produção e elementos gráficos que devem ser mesclados no fotolito ou rotofilme.


P


PACK-SHOT - Expressão em inglês que significa a cena em que é feito um close do produto ou da marca que está sendo promovida no comercial. O pack-shot entra geralmente no final do comercial (ou um pouco antes), acompanhado de letreiro e/ou locução off com o tema/slogan da campanha ou marca.


PASTE-UP - Montagem de qualquer peça gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento dos computadores gráficos, esse trabalho vem sendo gradativamente eliminado. 


PLUS - Extra, em inglês. Termo utilizado em Promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro, mas também é um plus).


PRESS-KIT - Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.


PUBLIEDITORIAL - Expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

Q


QUADRICROMIA - Sistema gráfico que separa as cores em retículas do amarelo, cyan (azul), magenta (um tipo de vermelho) e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam reproduzidas com a impressão dessas quatro.


QUINZENA - Espaço-padrão de tempo para a comercialização do outdoor e também usado no cinema (nesse porém, o padrão, é a cine-semana). 


R


RABICHO - Mensagem final de um comercial com informações sobre distribuidor ou varejista local. Pode ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente deixada para este fim.


REDONDO - Tipo de letra normal, escrita de forma impressa, verticalmente, encontrada em dezenas de famílias (estilos) de letras. Base da qual são feitos os tipos em itálico (grifo), negrito, condensado (mais estreito que o normal) e expandido (mais largo que o padrão redondo).


REPRINT - Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas.


RETÍCULA - 1. Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta).


RTV - Também gravado como RTVC. 1. Departamento de produção eletrônica (rádio, televisão, cinema) de uma agência. 2. Profissional dessa área que trabalha na agência. 


S


 SAMPLING - Amostragem, em inglês. Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação.

SBPM - Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado - entidade que reúne os profissionais de pesquisa.

SELF LIQUIDATED - Autopagável, em inglês. Tipo de promoção onde o brinde ou premium entregue tem seu custo pago pelos consumidores. Esse valor sempre é mais baixo que o do brinde no mercado e, constantemente, esse premium é exclusivo, só podendo ser obtido através de participação na promoção.


SHARE-OF-MARKET - Participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha.


STORY BOARD - Esquema ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, de modo a facilitar sua análise, aprovação e produção.


T


TABLE TOP - Estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado. É a filmagem ou gravação de um letreiro, arte ou fotografia estática, simulando - através da câmera - o movimento desse objeto. Hoje, é mais utilizado como efeito especial.


TARGET - Alvo, em inglês. Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou marketing.


TIMING - 1. Duração subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela passa para as pessoas. 2. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de definir qual é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou veicular uma peça publicitária.


TRADE - Expressão em inglês para denominar o comércio (distribuidores, representantes, atacadistas, varejistas, etc.).


TRUCAGEM - Técnica cinematográfica que permite a direção de fusão de imagens, inserção de letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura - nos equipamentos de VT.

V


VAZADO - Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.


VERBA - Montante em dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica (lançamento, sustentação, etc.).


VINHETA - 1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical (acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.


VOLANTE - Pequeno folheto, bem simples, de uma página.


VT - Abreviação de videoteipe.


W


WORKSTATION - Conjunto de computador, vídeo, CPU, scanner e outros acessórios que operam programas gráficos de editoração eletrônica para a preparação de anúncios, cartazes e outros materiais gráficos pela agência, estúdio ou fornecedor de artes gráficas. Base operacional dos sistemas de DTP, DTR e DTPrint. (Ver DTP, DTR e DTPrint)


Z


ZOOM - Movimento de aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) da câmera de um objeto, pessoa ou cena que está sendo filmada ou gravada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário